sábado, 13 de dezembro de 2008

ILHEUS A SAINT MARTEEN BRASILEIRA





Conhecida por alguns do meio aeronáutico como a Sint Marteen Brasileira,(OOOOOOOOOOOPSSSSSSSS!!!!!Vamos primeiro explicar o que é San Martan assim que se pronuncia!!!)’E uma ilha do Caribe e foi pela primeira vez colonizada pelos neerlandezes em 1620 e mudou de mãos pelo menos 16 vezes até 1816, quando foi permanentemente dividida entre a França e a Holanda.Saint Maarten, juntamente com Bonaire, Curaçao, Santo Eustáquio, Aruba e Saba formaram as Antilhas Neerlandesas, que são ainda parte do Reino dos Países Baixos, embora autônomas. Área total de 34km² ,e a capital é Philipsburg.A lingua oficial é:Neerlandês, inglês,e papiamento. E a nossa coincidência começa aqui:Lá também tem tem o Aeroporto Internacional Princesa Juliana, e é o segundo aeroporto com maior carga no Caribe, foi nomeado depois Juliana dos Países Baixos, que era princesa hereditária quando o aeroporto foi aberto.Sim, mas vc já deve ta se perguntando:Só isso:Geografia?!Vamos lá:Por se tratar de uma ilha como o de Ilheus, a aproximaçao para pouso é sempre considerada de risco.O de San Martan tem uma pista de 2.349m, Torre de Controle,VOR,ILS e outros auxilios.Emquanto que o de Ilheus tem uma pista de 1.577m,apenas NDB e PAPI, e nao tem ‘Area de Escape’(que nada mais é que uma quantidade de pista adicional)Opaaaaaaa!!!Tem sim 2!!Aqui em Ilheus em caso de erro do piloto ou alguma falha no sitema de freios do aviao, as únicas areas de escapes que temos sao 2 naturais: 1- Cabeceira 11-O mangue do Rio da Sapetinga e 2- Cabeceira 29- A Praia do Sul, ‘so que antes ele atravessa a avenida Nssa. Sra Aparecida,e ainda tendo um pouquinho de sorte,pode nao encontrar nenhum caminhão, ônibus coletivoou de turismo, carros, bicicletas, carroças e curiosos que teimam em parar diante da pista, mesmo com os avisos.Em Ilheus como nao se tem espaço fisico para aumentar a area de escape, a ANAC autorizou a reduçao da pista util da cabeceira 29,’aumentando’ assim a area de escape.Como se nao bastasse, a medida mais recente da ANAC para Ilheus foi a seguinte: Os equipamentos de orientação para pouso e decolagem (NDB) estão efetivamente lacrados e desligados no Aeroporto de Ilhéus. Os pousos e decolagens estão portanto sendo feitos somente com a confiança na perícia dos pilotos dos Airbus A-319, e Boeing 737-800 isso a uma velocidade de 400 km/h, ou seja:Um festival de arremetidas.Mas deixando de lado a questão política, de querer mudar o aeroporto para outro canto....devemos dizer que não só a localização geográfica é culpada.Em termos de aproximação perigosa ou aeroporto perigoso como queira chamar, Congonhas é uma ilha num mar de concreto e vidro.Santos Dumont tem um belo de um morro(Pão de Açúcar) que o piloto tem que desviar.E nem por isso foi interditado ou coisa parecida.Mas lá não tem caminhão,ônibus,carroça,pessoas paradas na ``frente do avião `` quando vai pousar ou decolar.Algumas fotos de decolagem do aeroporto de Ilhéus, muitas pessoas pensam que é montagem e alguns vídeos que fiz muita gente não acredita no que ta vendo, devido ao abuso que as pessoas fazem da sorte.Parece que estamos assistindo uma tragédia anunciada.Mas graças a Deus isso ainda não aconteceu...

Aeroporto Jorge Amado
Local: Ilheus – BA
IATA: IOS
ICAO: SBIL
Tipo : Publico
Administração: Infraero
Altitude: 15m (16 ft)
Pistas: 11 X 29
Comprimento: 1 577 m
Suprficie: Asfalto
=============================
Aeroporto Internacional Princesa Juliana
Local: Caribe
IATA: SXM
ICAO: TNCM
Tipo: Publico
Administração: Princess Juliana Int'l Airport Holding Company N.V.
Altitude: 13 m (43 ft)
Pistas: 09 X 27
Comprimento: 2 349 m
Suprficie: Asfalto

Então nunca é demais lembrar‘’Sempre Não É Todo Dia....Um Dia A Casa Cai!!”Esperamos que seja só a casa.Esperamos!!!!
Abraço.

“GOL 1453 desça inicialmente para o 160 reporte na vertical de Aracaju.GOL1453”
“Delta 3104 clear to climb to flight level 370.Report over SAGAZ position,Delta 3104”

Nenhum comentário: